B i o g r a f i a
O Grupo Coral Encontro de Queluz surgiu a 19 de novembro de 1979 a partir de um grupo de amigos, do qual fazia parte um maestro e algumas vozes que se juntaram com a vontade de organizar algo que protegesse a amizade do tempo.
Foi dirigido desde a sua fundação até 1988 pelo maestro António José Cruz Carvalho e de novembro de 1988 a julho de 1993 pelo maestro António José Lourenço. Desde setembro de 1993 até dezembro de 2005 pelo maestro Jorge Carvalho Alves, até junho de 2006 pela maestrina Filipa Palhares e de setembro de 2006 até 2024 pelo maestro Sérgio Fontão. Atualmente é dirigido pelo maestro Pedro Ferreira
​
Organizou, em conjunto com a Câmara Municipal de Sintra, os Encontros de Coros Amadores deste concelho, desde 1986 até à sua 4ª edição, em março de 1989.
Em novembro de 1990 organizou, com o apoio do INATEL, o 1º Curso de Direção Coral, orientado pelo Maestro António José Lourenço.
​
Organizou e participou em concertos em diversos locais, dos quais se salientam:
Igreja do Monte Abraão (Queluz), Igreja de Queluz, diversas Igrejas dos concelhos de Sintra, Cascais e Lisboa, Palácio Nacional de Queluz, Palácio Valenças em Sintra, Ruínas do Convento do Carmo, Mosteiro dos Jerónimos, Colares, Azambuja (Promovido por Lisboa 94: “Capital Europeia da Cultura”), Mosteiro da Batalha, Lagos, Silves, Alcanena, Abrantes, Ponte de Sor, Sintra, Manteigas, Alenquer, Meda, Teatroesfera (Monte Abraão), S. Domingos de Rana, Castelo de Leiria, Centro Cultural de Cascais, Igreja da Escola Salesiana do Estoril, etc.
​
Em 1995, 96 e 97 participou nas Festas da Cidade de Lisboa, a convite da Câmara Municipal. Integrou diversos encontros da Associação de Coros Amadores da Área de Lisboa.

Em outubro de 1997 participou na gravação do CD: “Os Melhores Coros Amadores da Região de Lisboa”, promovido pela Public-Art.
Desde 1997 tem participado nas animações de Natal em vários Centros Comerciais e nas estações de Metro organizadas pelo Metropolitano de Lisboa.
Em 1998 participou no Festival Polifónico de Tomar, no Convento de Cristo.
Tem colaborado regularmente com a Câmara Municipal de Sintra nos Concertos de Natal organizados por aquela edilidade, bem como em várias atividades culturais promovidas pela Junta de Freguesia do Monte Abraão.
Desde 1989 até fevereiro de 2008 manteve em funcionamento uma Escola de Música no Centro Social e Paroquial da Igreja do Monte Abraão, tendo permitido, nesta data, a sua constituição como Associação autónoma, assumindo a designação de AEFAC – Academia de Música do Monte Abraão – Associação. Conta com uma média de anual de setenta alunos.
Na comemoração do seu 25º aniversário publicou um livro e editou um CD com os géneros de música mais representativos do seu repertório.
Organizou ao longo do mês de março de 2006 e de abril de 2008 um ciclo de concertos, no Palácio de Queluz, intitulado “Vozes no Palácio”, com o apoio da Junta de Freguesia do Monte Abraão.
Em novembro de 2022 participou no Concerto da obra Fantasia Coral de Beethoven com a Orquestra Municipal de Sintra D. Fernando II, sob a direção do maestro Cesário Costa, evento organizado pelo Sintra Estúdio de Ópera e realizado no Centro Cultural Olga Cadaval.
Em julho de 2023, organizou o Concerto “Jazz, Tango e outras Músicas” com a peça “A Little Jazz Mass” de Bob Chilcott, acompanhado pelos músicos Pedro Baião (pianista), Rogério Botter Maio (contrabaixista) e Fábio Rodrigues (baterista).
​
Em junho de 2025 organizou o concerto "AMANI - Ao encontro da Paz!" na Paráquia do Monte Abraão, repetindo na Igreja Matriz de Belas.
É reconhecido desde 1996 como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública por despacho do D.R. II Série nº 104 de 04/05/96.
